A recuperação pode variar de uma pessoa para outra, mas em média os pacientes retornam às suas atividades profissionais e sociais entre 15 e 30 dias. Atividades físicas podem ser retomadas após 3 meses dos procedimentos. Após a cirurgia, os pacientes permanecem com uma dieta líquida e pastosa por 50 dias, para que ocorra a cicatrização óssea e muscular. Gradativamente, ocorre a diminuição do edema e a melhora da abertura bucal. Ao final da cirurgia, o paciente acorda da anestesia geral respirando pelo nariz e se comunicando, sendo então levado a sala de recuperação pós-anestésica, ainda dentro do centro cirúrgico, sempre acompanhado pela EQUIPE DE SUPORTE – DR. OTÁVIO FERRAZ. Após este período, o paciente é direcionado ao quarto do Hospital permanecendo sob regime de internação por um período médio de 2 dias.
A manipulação dos ossos faciais durante a cirurgia ortognática, faz com que haja uma diminuição da percepção de estímulos dolorosos nas primeiras semanas após a cirurgia. Esta perda temporária da sensibilidade é chamada de parestesia nas regiões do queixo e ao lado do nariz. Gradativamente, esses estímulos sensitivos vão retornando à sua normalidade.
Imediatamente ao final da cirurgia, os pacientes já iniciam a fisioterapia – crioterapia e uso de máscara facial – Hiloterapia – circulação contínua de água entre 10 °C a 15 °C. Ela promove maior conforto e redução significativa do edema pós-operatório.